Estratégia metacognitiva no ensino de ciências: Fornecendo o feedback com apoio das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13447Palavras-chave:
Autorregulação, Estratégias de Aprendizagem, Ferramentas interativas, MetacogniçãoResumo
O feedback aliado às tecnologias digitais apresenta-se como uma estratégia que pode contribuir para o desenvolvimento da regulação metacognitiva dos estudantes. Esta pesquisa concentrou-se em investigar como os professores de ciências incentivam a autorregulação dos estudantes por meio da estratégia de feedback quando fazem uso das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, cujos dados foram obtidos por entrevistas realizadas com 14 professores de ciências e para organização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que algumas estratégias didáticas podem criar possibilidades de incentivar o planejamento, monitoramento e avaliação dos estudantes quando fornecido o feedback utilizando ambientes de aprendizagem on-line, plataformas interativas, de comunicação e vídeos. Entretanto, esse processo não ocorre, muitas vezes, de maneira explícita e consciente. Espera-se que este estudo possa ampliar o conhecimento referente à tríade metacognição, feedback e tecnologias digitais no contexto do ensino de ciências.
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