Estratégia metacognitiva no ensino de ciências: Fornecendo o feedback com apoio das tecnologias digitais

Autores/as

  • Marly Stephany Magalhães Machado Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática http://orcid.org/0000-0002-4964-315X
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. Foz do Iguaçu/PR, Brasil. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. https://orcid.org/0000-0002-5611-2437

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13447

Palabras clave:

Autorregulação, Estratégias de Aprendizagem, Ferramentas interativas, Metacognição

Resumen

O feedback aliado às tecnologias digitais apresenta-se como uma estratégia que pode contribuir para o desenvolvimento da regulação metacognitiva dos estudantes. Esta pesquisa concentrou-se em investigar como os professores de ciências incentivam a autorregulação dos estudantes por meio da estratégia de feedback quando fazem uso das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, cujos dados foram obtidos por entrevistas realizadas com 14 professores de ciências e para organização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que algumas estratégias didáticas podem criar possibilidades de incentivar o planejamento, monitoramento e avaliação dos estudantes quando fornecido o feedback utilizando ambientes de aprendizagem on-line, plataformas interativas, de comunicação e vídeos. Entretanto, esse processo não ocorre, muitas vezes, de maneira explícita e consciente. Espera-se que este estudo possa ampliar o conhecimento referente à tríade metacognição, feedback e tecnologias digitais no contexto do ensino de ciências.

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Publicado

2023-11-14

Cómo citar

Machado, M. S. M., & Cleophas, M. das G. (2023). Estratégia metacognitiva no ensino de ciências: Fornecendo o feedback com apoio das tecnologias digitais. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13447. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13447

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes