Os problemas filosóficos como metodologia de ensino na educação básica - sua contribuição para estimular o pensar crítico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13652Palavras-chave:
Problemas Filosóficos, Ensino de Filosofia, Metodologia de ensino, Educação CríticaResumo
Este artigo busca investigar a contribuição do uso de problemas filosóficos como metodologia de ensino na Educação Básica para estimular o pensar crítico. É uma pesquisa bibliográfica e baseou-se na metodologia qualitativa crítica reflexiva. Os objetivos específicos que orientaram o processo de coleta de dados e análise foram três pontos: 1) a realidade da filosofia na escola, situando de que modo o pensar filosófico pode ser trabalhado nesta modalidade de ensino; 2) a filosofia nos diferentes espaços das práticas educativas, utilizando os problemas filosóficos e 3) pensando numa metodologia sistematizada, tomando os educandos como protagonistas deste processo. Na primeira parte da pesquisa fundamentou-se a realidade do tratamento da filosofia e a importância do pensar ser desenvolvido na escola. Mais adiante verificou- se a necessidade de prática docente preparada para a inquietação, o novo, o questionar em que o próprio professor exercite o filosofar, para o que o uso dos problemas filosóficos sirva de ferramenta. Por fim, abordou-se uma metodologia de ensino baseada nos problemas filosóficos e se analisou as suas contribuições para a formação de alunos. Concluiu-se a pesquisa reconhecendo que uma educação crítica é necessária na Educação Básica, e os problemas filosóficos são um método rico e possível para estimular experiências para desenvolver o pensamento autônomo e reflexivo dos estudantes.
Referências
ARAÚJO, Otávio S. de. Questionando a experiência docente e a formação docente. Revista Enciclopédia de Filosofia, Pelotas, v. 7, p. 89-99, verão 2020.
ARISTÓTELES. Metafísica. In: HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a filosofia? Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
BARBOSA, Carlos Luis de A. Didática e filosofia no ensino médio: um diálogo possível. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 2, p. 136-142, maio/ago. 2008.
BENETTI, Cláudia Cisiane; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Entrevista com o professor Silvio Gallo: O ensino de filosofia no novo cenário político brasileiro. REFilo, Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 104-105, jul./dez, 2016.
CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 395-424, maio/ago. 2011.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FÁVERO, Altair Alberto et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Reconstrução da experiência e educação: a relação entre filosofia e pedagogia no pensamento de John Dewey. Revista Contexto e Educação, v. 24, n. 82, p. 111-134, jul./dez, 2009.
GALEFFI, Dante Augusto. Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na Educação Básica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 41-54, jan./jun. 2013.
GALLO, Silvio. Chegou a hora da filosofia. Revista Educação, São Paulo, n. 116, set. 2011.
GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, jul./dez. 2007.
GALLO, Silvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na Educação Básica. Educação e Filosofia, Uberlandia, v. 22, n. 44, p. 55-78, jul./dez. 2008.
GALLO, Silvio. O ensino de filosofia no novo cenário político brasileiro: entrevista com o professor Silvio Gallo (por TOMAZETTI, Elisete M.; BENETTI, Cláudia Cisiane). REFilo, Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 104-105, jul./dez, 2016.
GOOGLE ACADÊMICO. Guia de dados de pesquisa [on-line]. Google Acadêmico, 2022. Disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt. Acesso em: 12 ago. 2022.
HENNING, Leoni Maria Padilha. As relações problemáticas da filosofia e educação no Brasil: um exercício da filosofia da educação. Revista História e Cultura, Franca, v. 4, n. 2, p. 85-99, set. 2015.
MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
PLATÃO. Teeteto. In: HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a filosofia? São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1971.
RODRIGUES, Ricardo Antonio; SOUZA, Lavarda Ramos; RIBEIRO, Liára Colpo. A filosofia e a história da ciência como estratégia para ressignificar o ensino do currículo integrado. Revista Contexto e Educação, v. 35, n. 112, p. 10-28, set./dez, 2020.
SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. In: Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1973.
SAVIANI, Dermeval. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 45, p. 3-18, jan./mar. 1990.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SCIELO. Guia de dados de pesquisa [on-line]. SciELO, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 12 jul. 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação brasileira. In: MENDES, D. T. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Do estatuto epistemológico da filosofia da educação: o embate entre reflexão e criação de conceitos. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 20, n.1, p. 15-38, 2015.
SILVEIRA, Renê José Trentin. Ensino de filosofia de uma perspectiva histórico- problematizadora. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 1, p. 139-154, jan/jun. 2011.
TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia da educação – um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.
TOMAZETTI, Elisete M. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educar em Revista [on-line], Curitiba, n. 46, p. 83-98, out./dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).