Os problemas filosóficos como metodologia de ensino na educação básica - sua contribuição para estimular o pensar crítico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13652Palabras clave:
Problemas Filosóficos, Ensino de Filosofia, Metodologia de ensino, Educação CríticaResumen
Este artigo busca investigar a contribuição do uso de problemas filosóficos como metodologia de ensino na Educação Básica para estimular o pensar crítico. É uma pesquisa bibliográfica e baseou-se na metodologia qualitativa crítica reflexiva. Os objetivos específicos que orientaram o processo de coleta de dados e análise foram três pontos: 1) a realidade da filosofia na escola, situando de que modo o pensar filosófico pode ser trabalhado nesta modalidade de ensino; 2) a filosofia nos diferentes espaços das práticas educativas, utilizando os problemas filosóficos e 3) pensando numa metodologia sistematizada, tomando os educandos como protagonistas deste processo. Na primeira parte da pesquisa fundamentou-se a realidade do tratamento da filosofia e a importância do pensar ser desenvolvido na escola. Mais adiante verificou- se a necessidade de prática docente preparada para a inquietação, o novo, o questionar em que o próprio professor exercite o filosofar, para o que o uso dos problemas filosóficos sirva de ferramenta. Por fim, abordou-se uma metodologia de ensino baseada nos problemas filosóficos e se analisou as suas contribuições para a formação de alunos. Concluiu-se a pesquisa reconhecendo que uma educação crítica é necessária na Educação Básica, e os problemas filosóficos são um método rico e possível para estimular experiências para desenvolver o pensamento autônomo e reflexivo dos estudantes.
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