Análise de livros didáticos do sexto ano – PNLD (Brasil, 2020) quanto à temática da paleontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13746

Palavras-chave:

BNCC, RCG, Fósseis

Resumo

O material mais utilizado por alunos e professores da escola pública é o Livro Didático (LD). Devido ao fato de ser um material distribuído gratuitamente, acaba sendo a principal, senão a única, fonte de consulta. Diante disso, aponta-se a relevância do LD como recurso importante e expressivo para a formação dos alunos, nomeadamente de escolas públicas. O ensino da Paleontologia não trata apenas de estudar dinossauros, como se pensa; muito além disso, a Paleontologia explana questões evolutivas de animais, de plantas e do Planeta Terra. Daí parte a sua importância de ser bem-vista e discutida com os alunos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo do tema da Paleontologia é apresentado no sexto ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, a análise se dá nos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2020) deste nível. Foram analisados, no total, nove coleções, e, a partir do estudo realizado nos LDs, pode-se identificar que a maioria dedica apenas uma página para apresentação do referido tema, por meio de exposições breves e diretas que não possibilitam aos alunos e professores uma discussão mais apurada do tema envolvendo a paleontologia, pois há pouca informação. Conclui-se que o LD apresenta uma discussão bem superficial e/ou incompleta sobre o tema, necessitando que sejam feitos mais estudos para que a abordagem de conceitos de Paleontologia seja aperfeiçoada nesse crucial material didático.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

da Costa, C. F. da C. F., & Scheid, N. M. J. (2023). Análise de livros didáticos do sexto ano – PNLD (Brasil, 2020) quanto à temática da paleontologia. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13746. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13746

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes