Análise de livros didáticos do sexto ano – PNLD (Brasil, 2020) quanto à temática da paleontologia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13746Palabras clave:
BNCC, RCG, FósseisResumen
O material mais utilizado por alunos e professores da escola pública é o Livro Didático (LD). Devido ao fato de ser um material distribuído gratuitamente, acaba sendo a principal, senão a única, fonte de consulta. Diante disso, aponta-se a relevância do LD como recurso importante e expressivo para a formação dos alunos, nomeadamente de escolas públicas. O ensino da Paleontologia não trata apenas de estudar dinossauros, como se pensa; muito além disso, a Paleontologia explana questões evolutivas de animais, de plantas e do Planeta Terra. Daí parte a sua importância de ser bem-vista e discutida com os alunos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo do tema da Paleontologia é apresentado no sexto ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, a análise se dá nos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2020) deste nível. Foram analisados, no total, nove coleções, e, a partir do estudo realizado nos LDs, pode-se identificar que a maioria dedica apenas uma página para apresentação do referido tema, por meio de exposições breves e diretas que não possibilitam aos alunos e professores uma discussão mais apurada do tema envolvendo a paleontologia, pois há pouca informação. Conclui-se que o LD apresenta uma discussão bem superficial e/ou incompleta sobre o tema, necessitando que sejam feitos mais estudos para que a abordagem de conceitos de Paleontologia seja aperfeiçoada nesse crucial material didático.
Citas
ARAÚJO, M. S.; SIQUEIRA, S. S. Investigações sobre o ensino de paleontologia e evolução no Ensino Médio. IJET – PDVL, Recife, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2020.
ARAÚJO, H. I.; PORPINO, K. O. Análise da abordagem do tema paleontologia nos livros didáticos de biologia. Anuário do Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 33, n. 1, p. 63-72, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD – Plano Nacional do Livro Didático; Ciências Naturais – guia de livros didáticos. 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020/componente-curricular/pnld2020-ciencias. Acesso em: 10 fev. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
CANTO, Eduardo Leite do; CANTO, Laura Celloto. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. Manual do professor. 6. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais ciências: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
CARVALHO, Marias Lessa, LEITE, Bruna Martins Macedo, SANTO-JÚNIOR, Marcos Antonio Amorim, SILVA-DANTAS, Paula Rocha, SILVA, Yuri de Jesus e JESUS, Matheus Silva. Histórias de cientistas: uma proposta de apresentação dos cientistas brasileiros como forma de divulgação das ciências. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, v. 10, p. 132-143, 2020.
CASSAB, R. C. T. Histórico das pesquisas paleontológicas no Brasil. In: CARVALHO, I. S. (ed.). Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2010. p. 13-18. V. 1.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
COMPIANI, M.; FIGUEIROA, S. F. M.; GONÇALVES, P. W; NEWERLA, V. B.; NOGUEIRA, A.; ALTONAMI, A.; FINCO, G.; FERNANDES, R. B. Projeto geociências e a formação continuada de professores em exercício no Ensino Fundamental: reflexões e resultados. Zona Próxima, n. 3, p. 26-49, 2002.
CORTEZ, J.; FOSCARIN NETO, A. As proposições do enfoque CTS nos livros didáticos de ciências do 9º ano. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 35, n. 111, p. 272-286, 2020.
COSTA, C. F. da,; SCHEID, N. M. J. A abordagem da temática de paleontologia no ensino fundamental: o que preconizam os documentos oficiais?. Vivências, Erechim, v. 18, n. 37, p. 109-121, 2022.
GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Teláris ciências: manual do professor. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2018.
GODOY, Leandro Pereira de. Ciências vida & universo. 6. ed. São Paulo: Editora FDT, 2018.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Editora FTD, 2018.
HIROKI, Jeraldi. Leonardo da Vinci e a história dos estudos anatômicos no livro didático de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2020.
HÖFFLING, Eloísa M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 70, p. 159-170, abr. 2000.
KELLNER, Alexandre. Apresentação: para onde caminha a paleontologia brasileira?. Cienc. Cult., v. 67, n. 4, p. 20-24, 2015.
LEITE, L. History of science in education: development and validation of a checklist for analysing the historical content of science textbooks. Science And Education, v. 11, n. 4, p. 333-359, 2002.
LOPES, Sônia; AUDINO, Jorge. Inovar ciências da natureza: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
MANFRÉ, A. H. Base nacional comum curricular e (semi) formação: quais os dilemas da escola atual?. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 35, n. 111, p. 9-28, 2020. Doi: 10.21527/2179-1309.2020.111.9-28.
MARTELLO, A. R.; FREITAS, D. S. Oficina pedagógica sobre o tempo geológico: uma contribuição ao ensino de ciências. Perspectiva, n. 32, p. 201-209, 2015.
MINGANTI, J. R.; THOMAISINO, C. R.; FERRER, L. J.; M. R. Livro didático: avaliação e seleção. Campinas, SP: Editora da Puccamp, 2005.
NAVARRO, B. A.; DELCOURT, R.; ELIAS, F. A.; CARVALHO, A. B.; CATTARUZZI, A. G.; ZAHER, H. A fauna de dinossauros brasileiros: estado da arte. São Paulo: Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), 2014.
NERY, Ana Luiza Petllo; CATANI, André; AGUILAR, João Batista. Geração alpha: manual do professor. 2. ed. São Paulo: Editora SM, 2018.
NETO, J. M.; FRACALANZA. H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
PETERS, J. R. A história da matemática no Ensino Fundamental: uma análise de livros didáticos e artigos sobre história. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
SILVA, Josilaine Santina da. A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências e geografia do 6º ano nas escolas municipais de Maceió-AL. 2019. Dissertação (Mestrado m Geociências) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP, 2019.
SILVA, L. F. C. R. Estudo das eras geológicas da Terra e da Paleontologia, no ensino fundamental II, na escola José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG, Paraíba, 2016.
SOUSA, R. C.; SILVA, I. R.; SANTOS, S. F.; FIGUEIREDO, A. E. Q.; FORTIER, D. C. O ensino de paleontologia nas escolas públicas estaduais de Floriano-PI na concepção dos docentes. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Teresina. Anais [...]. Teresina: Conedu, Universidade Federal do Piauí, 2016.
TOMIO. Daniela; GRIMES, Camila; RONCHI, Daiane Luchetta; PIAZZA, Fernanda; REINICKE, Karina; PECINI, Vanessa. As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas?. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2013.
THOMPSON, Miguel; RIOS Eloci Peres. Observatório de ciências: manual do professor. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
USBERCO, João; MANOEL, José; SCHECHTMAN, Eduardo; FERRER, Luiz Carlos; VELLOSO, Herick Martin. Companhia das ciências: manual do professor. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
VIDAL, P. H. O. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
VIEIRA, F. S.; ZUCON, M. H.; SANTANA, W. S. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do Enem. COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010. São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).