Currículo das emergências: Leituras curriculares no contexto da escola pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13748Palavras-chave:
Pandemia COVID-19, Currículo., Escola., Processos de ensinar e aprender.Resumo
Esta pesquisa parte do pressuposto de que o currículo pode ser compreendido como instrumento de mediação escolar ante às intencionalidades sociais, considerando o período pós-pandemia de Covid-19. Assim, objetivamos analisar emergências curriculares no retorno à escola após período pandêmico mediante novas possibilidades de compreensões. Para tanto, debruçamo-nos sobre reflexões mais específicas quanto à elaboração curricular, levando em conta as novas configurações dos processos de ensinar e aprender. A partir da análise de um conjunto de textos digitais produzido por professores da Educação Básica, elaboramos reflexões acerca das categorias Fragilidades e Efetividades quanto ao retorno escolar às atividades presenciais no primeiro semestre de 2021. Em condução à Análise Textual Discursiva (ATD), interpretamos que as fragilidades e as potencialidades nas (re)leituras de currículo mobilizam, nos professores e nos estudantes, novas relações com os documentos normatizadores, em observância às emergências a partir dos tempos de aulas remotas síncronas. Ademais, evidenciamos reflexões sobre o currículo das emergências enquanto movimentos de reconstrução dos conhecimentos escolares, uma vez que se transformam em vista às novas demandas e realidades sociais que acontecem nos processos pedagógicos.
Referências
APPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
CANDAU, V. M. Ressignificando a didática na perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Gecec. Departamento de Educação, PUC-Rio; CNPq, 2007.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
CLARO, A. L. de; SILVA, L. B. B. da.; PORTILHO, E. M. L. Prática educativa: reflexão do professor na perspectiva freiriana no contexto da pandemia. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 37, n. 116, p. 76-89, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670
FLICK, U. A pesquisa qualitativa online: a utilização da Internet. In: FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 238-253.
LAJONQUIÈRE, L. Por que ir à escola? De respostas adultas e ensinamentos em tempos de Covid. In: CENPEC. A educação pública no Brasil: contexto atual e perspectivas para os próximos anos. 2022. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2022/08/CENPEC_-_Artigos_Debate_2_1307.pdf
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2007.
MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/46863
MORGADO, J. C. Para um outro arquétipo de escola: a necessidade de mudar as políticas e as práticas curriculares. Belo Horizonte: Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 15-42, ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Jn344vQtxcfWHqcZSnJP8NC/?lang=pt
MORGADO, J. C.; MARTINS, F. B. Projecto curricular: mudança de práticas ou oportunidade perdida? Revista de Estudos Curriculares, v. 6, n. 1, p. 003-019, 2008. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt
RASCO, J. F. Â.; RECIO, R. M. V. O currículo e os novos espaços de aprendizagem. In: SACRISTÁN, J. Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. p. 420-442.
RODRIGUES, C. B. C.; MENEZES, K. M.; CÂNDIDO, V. Formação continuada: percepções docentes sobre as contribuições de processos formativos contínuos. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 37, n. 118, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).