Currículo das emergências: Leituras curriculares no contexto da escola pós-pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13748

Palabras clave:

Pandemia COVID-19, Currículo., Escola., Processos de ensinar e aprender.

Resumen

Esta pesquisa parte do pressuposto de que o currículo pode ser compreendido como instrumento de mediação escolar ante às intencionalidades sociais, considerando o período pós-pandemia de Covid-19. Assim, objetivamos analisar emergências curriculares no retorno à escola após período pandêmico mediante novas possibilidades de compreensões. Para tanto, debruçamo-nos sobre reflexões mais específicas quanto à elaboração curricular, levando em conta as novas configurações dos processos de ensinar e aprender. A partir da análise de um conjunto de textos digitais produzido por professores da Educação Básica, elaboramos reflexões acerca das categorias Fragilidades e Efetividades quanto ao retorno escolar às atividades presenciais no primeiro semestre de 2021. Em condução à Análise Textual Discursiva (ATD), interpretamos que as fragilidades e as potencialidades nas (re)leituras de currículo mobilizam, nos professores e nos estudantes, novas relações com os documentos normatizadores, em observância às emergências a partir dos tempos de aulas remotas síncronas. Ademais, evidenciamos reflexões sobre o currículo das emergências enquanto movimentos de reconstrução dos conhecimentos escolares, uma vez que se transformam em vista às novas demandas e realidades sociais que acontecem nos processos pedagógicos.

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Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Raika Brandt Bihringer, K., Aparecida dos Santos, S., & Leandro Chiodini, Éverton. (2023). Currículo das emergências: Leituras curriculares no contexto da escola pós-pandemia. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13748. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13748

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho