Educação financeira no ensino médio: Uma análise após oficinas realizadas em escola pública do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13864Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino Médio, Escola Pública, Empreendedorismo Social, Desenvolvimento localResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado sobre a importância da educação financeira para jovens periféricos, alunos de escola pública, com a abordagem do consumo sustentável e o empreendedorismo social como uma possibilidade de carreira. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Prof. José de Souza Marques, localizado próximo à comunidade do Quitungo, no Bairro de Brás de Pina, na cidade do Rio de Janeiro. Após o término das oficinas, foi realizada pesquisa qualitativa com a finalidade de verificar o conhecimento prévio e a necessidade da educação financeira para os alunos e suas famílias. A partir dos resultados das entrevistas e das análises realizadas foi desenvolvida a aplicação web “Dindim Papo Reto”, sendo possível avaliar quão proveitoso foi todo este processo em sala de aula, o que corrobora com a importância da abordagem da educação financeira na escola, ainda mais em períodos de crise como na pandemia de COVID-19, inserindo novas perspectivas aos estudantes e suas famílias e com o foco no desenvolvimento local. Todo o conteúdo das oficinas, da entrevista e da ferramenta foram desenvolvidos com uma linguagem acessível aos jovens buscando uma aproximação maior com os estudantes.
Referências
ÁVILA, L. Primeiro Passo: Independência Financeira. Fortaleza. Ebook (34 p.). Base Nacional Comum Curricular, BNCC. 2018. Ministério da Educação, 2019.
BETTEGA, M. H. S. Educação continuada na era digital. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL, Lei nº 13.999, de 19 de maio de 2020 e tornado permanente pela Lei Nº 14.161, de 2 de junho de 2021. Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE)
CNC. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Divisão Econômica. Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Divisão Econômica, Rio de Janeiro, 2022.
CUNHA, A. E. Práticas pedagógicas para a inclusão e diversidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2015.
DOMINGOS, R. Terapia Financeira: quebre o ciclo de gerações endividadas e construa sua independência financeira. Prefacio José Carlos Marion. 2. ed. São Paulo: Elevação, 2007.
FARINHAS, A. C. Cura!: Há solução para sua vida financeira. 1.ed. Curitiba: A.C., 2005.
FAYOL, H. General and Industrial Management. Institute of Electrical and Electronics Engineering, Paris, 1916.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE, 2022. Rendimento Domiciliar Per Capita 2021. Diretoria de Pesquisas, 2022.
KISTEMANN J. R., M.; LINS, R. Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. v.28, n.50. Bolema. Rio Claro, 2014.
KRÜGER, F. Avaliação Da Educação Financeira No Orçamento Familiar. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade De Tecnologia Pedro Rogério Garcia – FATTEP Concórdia – SC, 2014.
MASOLA, W. J. Dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos ingressantes na educação superior nos trabalhos do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2014.
MASOLA, W. J.; ALLEVATO, N. Matemática: o “calcanhar de Aquiles” de alunos ingressantes na Educação Superior. 31f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2014.
MASOLA, W. J.; VIEIRA, G.; ALLEVATO, N. Ingressantes na Educação superior e suas Dificuldades em Matemática: uma Análise das Pesquisas Publicadas nos Anais dos X e XI ENEMs. In: Encontro Nacional De Educação Matemática, São Paulo. Anais do XII ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM/SBEM-SP, p. 1-13, 2016.
MUNIZ, I. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.
NERI, M.; OSORIO, M. C. Tempo para Escola na Pandemia. FGV Social. 2020. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/TempoParaEscola/. Acesso em: 8 out. 2022.
NARGES, D.; PAIM, L. H. Determinants of Saving Behavior and Financial Problem among Employees in Malaysia. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v. 5, n. 7, p. 222-228, 2011. ISSN 1991-8178, Faculty of Human Ecology, University Putra Malaysia, Malaysia, 2011.
SANTIAGO, C. D.; WADSWORTH, M. E.; STUMP, J. Socioeconomic status, neighborhood disadvantage, and poverty-related stress: Prospective effects on psychological syndromes among diverse low-income families. Journal of Economic Psychology, v. 32, n. 2, p. 218-230, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joep.2009.10.008.2011.
SERASA. Mapa da Inadimplência no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.serasa.com.br/assets/cms/2022/Mapa-da-inadimplencia_AGOSTO.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
Serviço de Proteção ao Crédito – SPC. Preparo do Brasileiro para o Futuro e Imprevistos, 2019.
SILVA, M. C.; PELINI, R. R. Educação Financeira na Gestão das Finanças Pessoais e Familiar - UTFPR. ISSN: 2178-7956. Revista do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO, 2017.
TAFT M. K., HOSEIN Z. Z.; MEHRIZI S. M. T., ROSHAN A. The relation between financial literacy, financial wellbeing and financial concerns. International Journal of Business and Management, v. 8, n. 11, p. 63-75, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).