Educação financeira no ensino médio: Uma análise após oficinas realizadas em escola pública do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13864

Palabras clave:

Educação Financeira, Ensino Médio, Escola Pública, Empreendedorismo Social, Desenvolvimento local

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado sobre a importância da educação financeira para jovens periféricos, alunos de escola pública, com a abordagem do consumo sustentável e o empreendedorismo social como uma possibilidade de carreira. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Prof. José de Souza Marques, localizado próximo à comunidade do Quitungo, no Bairro de Brás de Pina, na cidade do Rio de Janeiro. Após o término das oficinas, foi realizada pesquisa qualitativa com a finalidade de verificar o conhecimento prévio e a necessidade da educação financeira para os alunos e suas famílias. A partir dos resultados das entrevistas e das análises realizadas foi desenvolvida a aplicação web “Dindim Papo Reto”, sendo possível avaliar quão proveitoso foi todo este processo em sala de aula, o que corrobora com a importância da abordagem da educação financeira na escola, ainda mais em períodos de crise como na pandemia de COVID-19, inserindo novas perspectivas aos estudantes e suas famílias e com o foco no desenvolvimento local. Todo o conteúdo das oficinas, da entrevista e da ferramenta foram desenvolvidos com uma linguagem acessível aos jovens buscando uma aproximação maior com os estudantes.

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Publicado

2024-06-04

Cómo citar

do Nascimento, S. S., & Avelar, K. E. S. (2024). Educação financeira no ensino médio: Uma análise após oficinas realizadas em escola pública do Rio de Janeiro. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13864. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13864

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