A experiência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental contribuindo para a avaliação da aplicabilidade do protótipo de um jogo pedagógico digital para o ensino de probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13869Palavras-chave:
Jogo pedagógico digital, Ensino de Probabilidade, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Experiência do jogadorResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar o jogo digital “Probabilidade em Ação” referente à experiência do jogador ou sua aplicabilidade durante a interação com o jogo. Essa avaliação foi realizada em um curso de extensão na qual foi aplicado um questionário para determinar as impressões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática de acordo com o grau de satisfação em relação à experiência do jogador. Baseou-se no modelo MEEGA+ em suas sete subdimensões: desafio; satisfação; interação social; diversão; atenção focada; relevância; e aprendizagem percebida. Os resultados apontaram aspectos positivos relacionados a todas as dimensões, ou seja, que o jogo possui atributos e proporciona interação dos participantes com dinâmica, diversão e competição. Por fim, apesar de serem indicadas sugestões para a melhoria do jogo digital, os professores destacaram a relevância do jogo por apresentar benefícios como ferramenta de ensino para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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