O pensamento crítico e o ensino de ciências no cenário brasileiro: Contribuições e perspectivas para o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14090Palavras-chave:
Agir crítico, Conceitos, Estratégias de ensino, ReferênciasResumo
Investigamos com o objetivo de identificar os conceitos, referenciais teóricos e estratégias de ensino utilizados por pesquisadores brasileiros para desenvolver o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica sistemática, posto que os trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo em diferentes setores: revisões existentes (10), pesquisas stricto sensu (10) e artigos científicos (25). A partir dos resultados produzidos foi possível perceber que o PC em contexto brasileiro vem sendo discutido na perspectiva de um pensamento racional e reflexivo voltado para o agir crítico. Entre os principais referenciais teóricos empregados destacaram-se: Tenreiro-Vieira e Vieira (114 citações) e Ennis (40) e, em relação às estratégias de ensino: Sequências Didáticas (7) e Experimentação (7). É importante ressaltar que um PC em Ciências, pautado na perspectiva da educação crítica e emancipação social, também aparece nas publicações brasileiras, situando um pensamento mais latino-americano.
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