O pensamento crítico e o ensino de ciências no cenário brasileiro: Contribuições e perspectivas para o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14090Palabras clave:
Agir crítico, Conceitos, Estratégias de ensino, ReferênciasResumen
Investigamos com o objetivo de identificar os conceitos, referenciais teóricos e estratégias de ensino utilizados por pesquisadores brasileiros para desenvolver o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica sistemática, posto que os trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo em diferentes setores: revisões existentes (10), pesquisas stricto sensu (10) e artigos científicos (25). A partir dos resultados produzidos foi possível perceber que o PC em contexto brasileiro vem sendo discutido na perspectiva de um pensamento racional e reflexivo voltado para o agir crítico. Entre os principais referenciais teóricos empregados destacaram-se: Tenreiro-Vieira e Vieira (114 citações) e Ennis (40) e, em relação às estratégias de ensino: Sequências Didáticas (7) e Experimentação (7). É importante ressaltar que um PC em Ciências, pautado na perspectiva da educação crítica e emancipação social, também aparece nas publicações brasileiras, situando um pensamento mais latino-americano.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORDONI, Ananda Jacqueline; TAKAHASHI, Danieli Azanha Gazzoni; CALIXTO, Vivian dos Santos; SILVEIRA, Marcelo Pimentel; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Reflexões acerca do uso do termo Pensamento Crítico em trabalhos publicados nos anais do X ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1901-1.pdf. Acesso em: 7 mar. 2024.
BOSZKO, Camila; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Estratégias de ensino de ciências e a promoção do pensamento crítico em contexto brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 53-71, 2019.
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017.
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O ensino de ciências promotor do pensamento crítico: referências e perspectivas de pesquisa no Brasil. In: KIOURANIS, Neide Maria Michellan; VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; CALIXTO, Vivian dos Santos. Pensamento crítico na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
BULEGON, Ana Maria; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 743-763, 2015
CALIXTO, V. S. et al. Um panorama das investigações em educação em ciências, pensamento crítico e formação de professores no cenário brasileiro: entre nuances, delineamentos e encaminhamentos. In: KIOURANIS, Neide Maria Michellan; VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; CALIXTO, Vivian dos Santos. Pensamento crítico na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 67-106.
CHER, Gabriela Gonzaga; SILVEIRA, Marcelo Pimentel. Análise de uma unidade didática quanto ao seu enquadramento na orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade e pensamento crítico. Indagatio Didactica, v. 12, n. 3, p. 537-556, 2020. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20130. Acesso em: 19 jun. 2022.
COSTA, Sandro Lucas Reis et al. Pensamento crítico no ensino de ciências e educação matemática: uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 145-168, 2021.
CRUZ, Letiane Lopes da; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O desenvolvimento do pensamento crítico em ciências por meio de estratégias de ensino em livros didáticos. Reamec – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13772. Acesso em: 10 jan. 2023.
DUMINELLI, Geislana Padeti Ferreira; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz; GOMES, Luciano Carvalhais. Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica. Educação On-line, v. 16, n. 37, p. 137-152, 2021. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/948. Acesso em: 15 maio 2022.
ENNIS, Robert. Critical thinking and the curriculum. National Forum, v. 65, n. 1 p. 24-27, 1985.
GÜLLICH, Roque Isamel da Costa; VIEIRA, Rui Marques. Formação de professores de ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: Estado da arte. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 9, n. 2, p. 17-26, 2019.
LÜDKE, Marli; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.
MARANI, P. F. et al. Desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de ciências: publicações em eventos nacionais. Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2494. Acesso em: 25 dez. 2022.
MATTOS, Kélli Renata Corrêa; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant. Pensamento crítico na ciência: perspectiva dos livros didáticos brasileiros. Revista Contexto e Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 36, n. 114, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9042. Acesso em: 22 dez. 2022.
MENDES, Eufrásia Patrícia Meira. Ensino investigativo como recurso didático para promover autonomia e criticidade dos alunos de uma escola do norte de Minas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Belo Horizonte, 2019.
OKOLI, Chitu. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v. 43, n. 37, 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872 Acesso em: 12 dez. 2022.
ROSA, Marcelo D’Aquino; BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 35, n. 110, p. 241-255, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9202. Acesso em: 20 jan. 2023.
SANTOS, Diego Marlon. Um levantamento bibliográfico sobre os conceitos e estratégias promotoras de pensamento crítico no ensino de ciências. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2742 Acesso em: 16 maio 2022.
SILVA, Erivanildo Lopes da; WARTHA, Edson José; KAUARK, Fabiana. Abordagens em ensino de ciências promotoras do pensamento crítico. In: KIOURANIS, Neide Maria Michellan; VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; CALIXTO, Vivian dos Santos. Pensamento crítico na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
SILVA, Victória Santos; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Inter-relações entre pensamento crítico e as questões sociocientíficas no ensino de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2022, Catalão. Anais [...] Catalão, GO: Universidade Federal de Catalão, 2022.
TENREIRO-VIEIRA, Celina. O pensamento crítico na educação científica. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 163-242, 2013.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Construindo práticas didático- pedagógicas promotoras da literacia científica e do pensamento crítico. Madrid: Oei: Iberciencia, 2014.
VIEIRA, Rui Marques; FRANCO, Amanda; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Qual a relevância do pensamento crítico no mundo atual? In: (H)á educação: rubricas de 2018. Aveiro: UA Editora, 2019. p. 27-28.
VIEIRA, Rui Marques. Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC. 2003. 686 f. Tese (Doutorado em Didática) – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2003.
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Estratégias de ensino/aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa, Instituto Piaget, 2005.
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Pensamento crítico e criativo na educação em ciências: percursos de investigação e proposta de referencial. In: KIOURANIS, Neide Maria Michellan; VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina; CALIXTO, Vivian dos Santos. Pensamento crítico na educação em ciências: percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 17-41.
WALCZAK, Aline Terezinha.; MATTOS, Kélli Renata Corrêa; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Pensamento crítico em ciências: estudo comparativo temporal dos conceitos nas produções. Reamec, v. 6, n. 2, p. 273-290, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7043. Acesso em: 20 jan. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).