O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPLEXA DE EFETIVAÇÃO EM SALA DE AULA.

Autores

  • Lílian Escandiel Crizel IFRS-Campus Feliz
  • Camila Greff Passos UFRGS-Instituto de Química
  • José Claudio Del Pino Universidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior, UNIVATES, Brasil. UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.58-83

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado “O Currículo do PROEJA do IFRS-Campus Bento Gonçalves – O Dito e o Feito” (AUTOR 1, 2011), na qual foi realizada a análise do currículo integrado do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como ele foi construído, e de que forma ocorre a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química adapta sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. Neste artigo apresentamos a interlocução do material empírico proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados da pesquisa apontam que a proposta do currículo integrado não é fácil de ser implementada, pois necessita de uma modificação de todo contexto da escola. É um projeto para ser construído em longo prazo e não apenas para cumprir a legalidade.

Biografia do Autor

Lílian Escandiel Crizel, IFRS-Campus Feliz

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em PROEJA(2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e Mestrado em Química (2011) pela UFRGS na linha de pesquisa Educação Química . Atualmente é técnica de laboratório do Campus Feliz do IFRS e atua na implantação dos laboratórios e em atividades de pesquisa e extensão . Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação Química, PROEJA, educação profissional e química ambiental.

Camila Greff Passos, UFRGS-Instituto de Química

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, reformas curriculares, licenciatura em química, resolução de problemas e espaços escolares.

José Claudio Del Pino, Universidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior, UNIVATES, Brasil. UFRGS

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Escandiel Crizel, L., Greff Passos, C., & Del Pino, J. C. (2014). O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPLEXA DE EFETIVAÇÃO EM SALA DE AULA. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(91), 58–83. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.58-83