O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPLEXA DE EFETIVAÇÃO EM SALA DE AULA.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.58-83Resumen
Este artigo é parte da dissertação de mestrado “O Currículo do PROEJA do IFRS-Campus Bento Gonçalves – O Dito e o Feito” (AUTOR 1, 2011), na qual foi realizada a análise do currículo integrado do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como ele foi construído, e de que forma ocorre a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química adapta sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. Neste artigo apresentamos a interlocução do material empírico proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados da pesquisa apontam que a proposta do currículo integrado não é fácil de ser implementada, pois necessita de uma modificação de todo contexto da escola. É um projeto para ser construído em longo prazo e não apenas para cumprir a legalidade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.