O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA DO IFRS- CAMPUS BENTO GONÇALVES: UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPLEXA DE EFETIVAÇÃO EM SALA DE AULA.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.58-83Resumen
Este artigo é parte da dissertação de mestrado “O Currículo do PROEJA do IFRS-Campus Bento Gonçalves – O Dito e o Feito” (AUTOR 1, 2011), na qual foi realizada a análise do currículo integrado do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como ele foi construído, e de que forma ocorre a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química adapta sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. Neste artigo apresentamos a interlocução do material empírico proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados da pesquisa apontam que a proposta do currículo integrado não é fácil de ser implementada, pois necessita de uma modificação de todo contexto da escola. É um projeto para ser construído em longo prazo e não apenas para cumprir a legalidade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).