Documentar na educação infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14412

Palavras-chave:

documentação pedagógica, formação docente, educação infantil

Resumo

O presente texto tematiza o gesto de documentar na Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em Santa Catarina. Teve como sujeitos uma diretora e quatro professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pela análise do gesto de documentar na creche. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. Como resultados, identifica-se nas documentações pedagógicas construídas pelas professoras a concepção de criança como sujeito de direitos, criadora, potente, ativa no processo de construção histórica. Essa concepção possibilitou pensar outra forma de docência na creche, que compreende as crianças e suas infâncias não sob um ângulo de análise autocêntrico, mas partir da lógica infantil, que tem no brincar sua forma privilegiada de ser, estar e conhecer o mundo. No percurso formativo com as professoras observou-se que o compartilhamento das documentações construídas se constituiu uma experiência (trans)formadora, potencializando outras formas e racionalidades para pensar um percurso formativo com professores.

 

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

Mendes, M. R., Pandini-Simiano, L., & da Rocha, L. D. (2024). Documentar na educação infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14412. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14412

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes