Documentar na educação infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14412

Palabras clave:

documentação pedagógica, formação docente, educação infantil

Resumen

O presente texto tematiza o gesto de documentar na Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em Santa Catarina. Teve como sujeitos uma diretora e quatro professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pela análise do gesto de documentar na creche. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. Como resultados, identifica-se nas documentações pedagógicas construídas pelas professoras a concepção de criança como sujeito de direitos, criadora, potente, ativa no processo de construção histórica. Essa concepção possibilitou pensar outra forma de docência na creche, que compreende as crianças e suas infâncias não sob um ângulo de análise autocêntrico, mas partir da lógica infantil, que tem no brincar sua forma privilegiada de ser, estar e conhecer o mundo. No percurso formativo com as professoras observou-se que o compartilhamento das documentações construídas se constituiu uma experiência (trans)formadora, potencializando outras formas e racionalidades para pensar um percurso formativo com professores.

 

Citas

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432013000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 3. ed. São Paulo, SP: Summus, 1984.

BONETI, Lindomar Wessler; LANGNER, Ana Lúcia; ASINELLI-LUZ, Araci. O ensinar fazer ou o ensinar pensar a construção da autonomia: um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin. Contexto & Educação, v. 37, n. 118, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12153

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 7 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparinfestencarte.pdf. Acesso em: 7 jan. 2021.

CAMPOS, Maria Malta. Esta creche respeita a criança. In: CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 2. ed. Brasília: MEC/SEB, 2009. p. 11-27. Disponível em: http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/CRITERIOS.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

CASTRO, Joelma Fátima de; SANTOS, Edilson de Araújo dos; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo. Percepção matemática na educação infantil: contribuições para a prática educativa. Contexto & Educação, v. 38, n. 120, 2023. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12461

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. Documentação pedagógica: uma prática para a negociação e a democracia. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (org.). As cem linguagens da criança: a experiência em Reggio Emília em transformação. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Revisão técnica Maria Carmen Silveira Barbosa. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 229-234. V. 2.

FRIEDMANN, Adriana. História do percurso da sociologia e da antropologia na área da infância. São Paulo: Revista Vera Cruz, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2021.

LISBOA, Ana Carla Luz. O processo de documentação pedagógica em uma experiência formativa na Educação Infantil: um olhar para a dimensão estética. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/15252/1/147_Anna%20Carla%20Luz%20Lisboa.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

MALAGUZZI, Loris. Entrevista concedida a Lella Gandini. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 45-85. V. 2.

MALLMANN, Elisete. Materiais potencializadores e os bebês-potência: possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um berçário. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117756/000968337.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 mar. 2021.

MENDES, Márcia Regina. Documentar na Educação Infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2022.

PANDINI-SIMIANO, Luciane. Colecionando pequenos encantamentos... A documentação pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas. 2015. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117784/000968704.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2021.

PANDINI-SIMIANO, Luciane. A documentação pedagógica como narrativa peculiar na creche. Pro-Posições [on-line], v. 29, n. 3, p. 164-186, 2018. ISSN 19806248. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0002

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. Tradução Vânia Cury. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

RINALDI, Carla. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (org.). Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. p. 107-109.

SANTOS, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos. Criança e a experiência afetiva com a natureza. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

SILVA, Simone Antunes Veronêz da. A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2021.

Publicado

2024-03-08

Cómo citar

Mendes, M. R., Pandini-Simiano, L., & Luciano Daudt. (2024). Documentar na educação infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e14412. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14412

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes