Marcas da matemática escolar: A experiência narrada por estudantes de pedagogia em um contexto formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14438

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores(as), Narrativa Escrita, Educação Matemática

Resumo

Compartilhamos uma pesquisa exploratória com um grupo de, aproximadamente, 66 estudantes de Pedagogia sobre experiências com a Matemática na Educação Básica. Os dados referem-se a uma tarefa intitulada "Eu e a Matemática", desenvolvida junto à disciplina obrigatória "Matemática: Conteúdos e seu Ensino", ofertada no 6º período em 2022.2. Objetivamos identificar memórias de futuros(as) professores(as) compartilhadas no processo formativo e como estas interferem na percepção que têm da disciplina. A narrativa constituiu-se como método central para produção de dados e prática de formação. Há um consenso de que a disciplina representa "filtro" de retenção dos sujeitos, dado que pode fortalecer atitudes negativas e distanciamentos que contribuem para a constituição de alguns mitos.

Referências

ALMEIDA, Cíntia Raquel Ferreira Mercado de; CIRÍACO, Klinger Teodoro. A produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros acerca de atitudes em relação à Matemática. Educação Matemática Debate, v. 2, n. 5, p. 144-170, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/66/71. Acesso em 26, jan. 2023.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 3ª Ed. 1987.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRAGA, Jane Maria; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática? Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 4, n. 10, p. 230-249, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727/pdf. Acesso em: 12, fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 27, jan. 2023.

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Psicologia da Educação Matemática: um ponto de vista. Educar em Revista, n. número especial, p. 29-45, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602011000400003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27, jan. 2023.

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383 f. Tese (Livre Docência). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas: SP, 1996.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Apresentação da Seção Temática – Matemática nos Anos Iniciais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 977-984, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/FJD6v8wc99yZ8XkZJhMVnTG/?lang=pt. Acesso em: 10, jan. 2023.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CIRÍACO, Klinger Teodoro; PIROLA, Nelson Antonio. "A matemática, ela assusta um pouco": crença de autoeficácia e mudança de atitudes de estudantes de Pedagogia a partir da pesquisa na formação inicial. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 147-162, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n1p147. Acesso em: 12, jan. 2023.

CREMONEZE, Marcielli de Lemos; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Professoras que ensinam Matemática e um denominador comum: grupo colaborativo. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 35, n. 112, p. 412–431, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9662. Acesso em: 7, maio. 2023.

CUNHA, Deise Rôos. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS. 2010. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3394/1/427170.pdf. Acesso em: 27, jan. 2023.

CUNHA, Deise Rôos; COSTA, Sayonara Salvador Cabral da. O Curso de Pedagogia e a Formação Matemática para a Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - Educação Matemática: Possibilidades de interlocução. Anais... EBRAPEM, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/297-1-Agt1_cunha_ta.pdf. Acesso em: 26, jan. 2023.

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Musa Editora, 2005.

DOBARRO, Viviane Rezi; BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Atitude e crença de autoeficácia: relações com o desempenho em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 199-220, 2010. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24424/. Acesso em: 15 jan. 2023.

FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em Educação Matemática. Revista Horizontes, v. 25, n. 1, p. 63-71, 2007. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/edicao_completa%5B11019%5D.pdf#page=63. Acesso em: 2, fev. 2023.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, p. 63. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 9, fev. 2023.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. p.59-79.

MARTINHO, Maria Helena; PONTE, João Pedro da. Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática. 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9847/1/Martinho-Ponte_05%20SIEM_.pdf. Acesso em: 27, jan. 2023.

MEGID, Maria Auxiliadora; FIORENTINI, Dario. Formação docente a partir de narrativas de aprendizagens. Interacções. N. 18, p.178-203. 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/70619600. Acesso em: 12, jan. 2023.

MENGALI, Brenda Leme da Silva. A Resolução de Problemas Criando Espaço para Produção de Saberes nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antônio Carlos de; BERTINI, Luciane de Fátima. (Orgs). A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília – DF: SBEM. 2018. p.15-32. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf. Acesso em: 27, jan. 2023.

NACARATO, Adair Mendes. As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 2015. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1440/965. Acesso em: 15 fev. 2023.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LOPES, Celi Espasandin Percursos narrativos em Educação Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 21-47, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6136/3914. Acesso em: 11 fev. 2022.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; SILVA, Heloisa da. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, p. 701-716, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/GLsVPRSxztTHH3yngYdg6nc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10, fev. 2023.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Aprendizagem do adulto professor. Edições Loyola, 2006.

POMMER, W. M. O potencial das narrativas para favorecer a evolução de estratégias diante de um desafio matemático proposto a licenciandos em Ciências. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 32, n. 103, p. 275–302, 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6635. Acesso em: 7, maio. 2023.

PPC, Universidade Federal de São Carlos. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Centro de Educação e Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Pedagogia. São Carlos (SP). 2018. Disponível em: https://www.pedagogia.ufscar.br/arquivos/projeto-pedagogico-do-curso-2018.pdf. Acesso em: 12, jan. 2023.

SANTANA, Roseli Regina Fernandes. Um estudo sobre as relações entre o desenvolvimento do pensamento algébrico, as crenças de autoeficácia, as atitudes e o conhecimento especializado de professores pre-service e in-service. 2019. 321f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/183663/santana_rrf_me_bauru.pdf? sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 27, jan. 2023.

SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 11, fev. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 442f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf. Acesso em: 16, fev. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p.135-147.

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito de gênero e Educação Matemática. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 32, p. 29-45, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2071. Acesso em: 10, fev. 2022.

VALE, Isabel. Materiais manipuláveis. Viana do Castelo: ESEVC-LEM, 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/6307061/Materiais_Manipul%C3%A1veis. Acesso em: 13, fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Ciríaco, K. T., Silva, D. A., & Santino, F. S. (2024). Marcas da matemática escolar: A experiência narrada por estudantes de pedagogia em um contexto formativo. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14438. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14438

Edição

Seção

Geral