Marcas da matemática escolar: A experiência narrada por estudantes de pedagogia em um contexto formativo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14438Palabras clave:
Formação Inicial de Professores(as), Narrativa Escrita, Educação MatemáticaResumen
Compartilhamos uma pesquisa exploratória com um grupo de, aproximadamente, 66 estudantes de Pedagogia sobre experiências com a Matemática na Educação Básica. Os dados referem-se a uma tarefa intitulada "Eu e a Matemática", desenvolvida junto à disciplina obrigatória "Matemática: Conteúdos e seu Ensino", ofertada no 6º período em 2022.2. Objetivamos identificar memórias de futuros(as) professores(as) compartilhadas no processo formativo e como estas interferem na percepção que têm da disciplina. A narrativa constituiu-se como método central para produção de dados e prática de formação. Há um consenso de que a disciplina representa "filtro" de retenção dos sujeitos, dado que pode fortalecer atitudes negativas e distanciamentos que contribuem para a constituição de alguns mitos.
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