Avaliação Formativa na Perspectiva de Professores do Noroeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15369

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação educacional, Formação docente

Resumo

A avaliação formativa consiste em um processo indispensável à aprendizagem, por se configurar pela regulação do processo de ensino, a partir de informações coletadas a respeito dos conhecimentos dos estudantes. Considerando a influência das concepções dos professores em sua prática pedagógica, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o relato de quarenta e nove professores a respeito da finalidade da avaliação no contexto escolar por meio de Análise de Conteúdo. Observa-se que trinta e dois professores fizeram referência aos elementos da avaliação formativa em sua explicação, sendo que a maior parte, representada por dezesseis, encontra-se no nível básico de compreensão, apresentando em seu relato referências à avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem, a alguma etapa específica da avaliação formativa, à autoavaliação, ao reconhecimento de dificuldades no processo avaliativo e aos objetivos de aprendizagem. No relato dos demais professores não houve referência a quaisquer elementos da avaliação formativa. Conclui-se que, para uma prática avaliativa mais coerente com os objetivos educacionais com vistas à formação global dos indivíduos, os conceitos, finalidades, instrumentos e sujeitos da avaliação formativa devem ser explorados de forma intencional e sistematizada na formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

dos Santos, A. B., & Moreira, A. L. O. R. (2024). Avaliação Formativa na Perspectiva de Professores do Noroeste do Paraná. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15369. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15369

Edição

Seção

Geral