Avaliação Formativa na Perspectiva de Professores do Noroeste do Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15369

Palabras clave:

Aprendizagem, Avaliação educacional, Formação docente

Resumen

A avaliação formativa consiste em um processo indispensável à aprendizagem, por se configurar pela regulação do processo de ensino, a partir de informações coletadas a respeito dos conhecimentos dos estudantes. Considerando a influência das concepções dos professores em sua prática pedagógica, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o relato de quarenta e nove professores a respeito da finalidade da avaliação no contexto escolar por meio de Análise de Conteúdo. Observa-se que trinta e dois professores fizeram referência aos elementos da avaliação formativa em sua explicação, sendo que a maior parte, representada por dezesseis, encontra-se no nível básico de compreensão, apresentando em seu relato referências à avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem, a alguma etapa específica da avaliação formativa, à autoavaliação, ao reconhecimento de dificuldades no processo avaliativo e aos objetivos de aprendizagem. No relato dos demais professores não houve referência a quaisquer elementos da avaliação formativa. Conclui-se que, para uma prática avaliativa mais coerente com os objetivos educacionais com vistas à formação global dos indivíduos, os conceitos, finalidades, instrumentos e sujeitos da avaliação formativa devem ser explorados de forma intencional e sistematizada na formação inicial e continuada de professores.

Citas

ANIJOVICH, Rebeca.; GONZÁLEZ, Carlos. Evaluar para aprender: conceptos e instrumentos. 1. ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2011.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

FURTADO, Cristiane; WIRZBICKI, Sandra Maria. Avaliação da aprendizagem: concepções e aspectos de licenciandos de um curso de ciências biológicas. Contexto e Educação, v. 37, n. 116, p. 403-420, 2022.

FREITAS, Luiz Carlos; SORDI, Mara Regina Lemes de; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GIORDAN, André; VECCHI, Gerard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.

IRALA, Valesca Brasil; BLASS, Leandro; JUNQUEIRA, Sonia Maria da Silva. Introduzindo o conceito de avaliação por rubricas por intermédio de oficinas: análise de uma experiência piloto. Contexto e Educação, v. 36, n. 113, p. 54-73, 2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DOURADO, Simone; RIBEIRO, Ednaldo. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá: Massoni, 2021. p. 14-34.

MORALES, Mariana; FERNÁNDEZ, Juan. La evaluacion formativa: estratégias eficazes para regular el aprendizaje. 1. ed. Madrid: Ediciones SM, 2022.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

NICOLA, Rosane de Mello Santo; AMANTE, Lúcia. Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, e07582, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582

SANMARTÍ PUIG, Neus. Evaluar y aprender: un único proceso. 1. ed. Barcelona: Octaedro, 2020.

SANRMATÍ, Neus. 10 ideas clave: evaluar para aprender. 8 reimp. Barcelona: Graó, 2015.

SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2024-04-16

Cómo citar

dos Santos, A. B., & Moreira, A. L. O. R. (2024). Avaliação Formativa na Perspectiva de Professores do Noroeste do Paraná. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e15369. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15369

Número

Sección

Geral