Professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado: Vozes registradas em cartas narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15542

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Professor ingressante, Formação continuada, Inclusão

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE) vivenciam esse processo e atuam no enfrentamento aos desafios da profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de produção de dados foram cartas narrativas escritas por quatro professoras ingressantes no AEE e participantes do projeto de formação continuada Intercâmbio entre Salas de Recursos Multifuncionais, realizado pelo Distrito de Educação I da rede de ensino municipal de Fortaleza, Ceará. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demonstram que o ingresso no AEE é atravessado por diversos elementos, desde a escolha do professor pela Educação Especial; as angústias, inseguranças e dilemas vivenciados quando da nova inserção profissional, até as contribuições da formação continuada para a superação dos desafios enfrentados. Nesse sentido, entende-se que são necessários programas de indução profissional por parte das diferentes redes de ensino brasileiras, para que os professores ingressantes no AEE possam ser ouvidos e apoiados em suas dificuldades e anseios, inerentes ao trabalho na nova função.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Oliveira Neta, A. de S., Solon, T. F., & Falcão, G. M. B. (2024). Professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado: Vozes registradas em cartas narrativas. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15542. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15542

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes