Newly enrolled teachers in 'Specialized Educational Support': Recorded voices in narrative letters
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15542Keywords:
Atendimento Educacional Especializado, New teacher, Continuing training, InclusionAbstract
This paper aims at understanding how teachers who recently joined Atendimento Educacional Especializado (AEE) experience this process and work to face the challenges into work field. The nature of research is qualitative and data was produced by narrative letters written by four new AEE teachers who are also participants in projeto de formação continuada Intercâmbio entre Salas de Recursos Multifuncionais, carried out by Distrito de Educação I – a body of municipal education network of Fortaleza, Ceará. The data were analyzed by Análise Textual Discursiva (ATD). Results show that joining AEE is influenced by several elements, such as: teacher's motivation towards Special-Needs Education; the anxieties, insecurities and dilemmas caused by the new demands from work field; and the contributions acquired by continuous professional development to overcome the challenges faced every day. Thus, professional induction programs are necessary. Brazilian education networks should be responsible for that so that new AEE teachers can be heard and supported in their work field.
References
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30223. Acesso em: 7 jan. 2024.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZsNkyQs8gSbvqGgPGmKQrFz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 set. 2023.
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013.
BORGES, Carline Santos. Processos formativos, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Educação Especial: estudo comparado Brasil e Portugal. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica 11. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnica-n112010&Itemid=30192. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 21 abr. 2023.
CAMPOS, T. Bueno; GASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro; MORAIS, Sarah Juvencino de Oliveira. Imagens e identidades da docência: ser, tornar-se e fazer-se professor, professora. Ensino em Revista, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 93-117, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n1a2020-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52748. Acesso em: 17 jan. 2024.
CORTAZZI, M. Narrative analysis. London: Falmer Press, 1993.
CRUZ, Giseli Barreto; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149/1102. Acesso em: 25 jul. 2023.
FERNANDEZ, Alzira Buse; RONCA, Antonio Carlos Caruso. Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 37, n. 23, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977. Acesso em: 8 jan. 2024.
FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto. Porto Editora. 2009.
FRANCISCHINI, Rosa de Fátima. Identidade docente e educação especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/423/1/dissertacao_francisquini_2016.pdf. Acesso em: 6 jul. 2023.
GARCIA, Carlos Marcelo. Investigaciones y experiencias: el primero año de enseñanza. Análise do proceso de socialización de profesores principiantes. Revista de Educación, Sevilha, ES, n. 300, p. 225-277, 1993.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Císifo – Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 1-17, 2009.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, LDA, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Emília Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, v. 29, 2, p. 85-98, 2004.
MERCADO, E. L. de. Identidades do professor de Educação Especial no contexto de Maceió – Alagoas. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
MIRA, Marília Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 85-98, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/124. Acesso em: 7 jan. 2024.
MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 111-140.
MORAES, Roque; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências).
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdfo=pt http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 19 out. 2023.
POSSA, Joce Daiane Borilli; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Desafios docentes para a atuação no Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 33, p. e37/1-23, 2020. DOI: 10.5902/1984686X36231. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36231. Acesso em: 2 jan. 2024.
RADETSKI, Sandra Sofia; MANTELLI, Juliana Aparecida; GRÄFF, Patrícia. A formação de professores para o atendimento educacional especializado no município de Chapecó. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 38, n. 120, p. e11688, 2023. DOI: 10.21527/2179-1309.2023.120.11688. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11688. Acesso em: 7 jan. 2024.
ROSSETTO, Elisabeth. Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103-116, 2014. DOI: 10.5902/1984686X13367. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13367. Acesso em: 4 jan. 2024.
SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém (org.). Educação especial inclusiva e formação de professores: contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020. p. 13-26.
SILVA, Márcia Rodrigues da. A formação dos professores de Atendimento Educacional Especializado de Goiás. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Catalão, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG-2_49c417a0e269400cbc5d1bd495307623. Acesso em: 12 jul. 2023.
SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, [S. l.], v. 33, n. 2, 2015. DOI: 10.24933/horizontes.v33i2.149. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 7 jan. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis. Vozes, 2014.
VAILLANT, Denise. Políticas de inducción a la docencia en América Latina: la deuda pendiente. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación de Profesorado, Madrid, v. 13, n. 1, p. 28-41, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
WIEBUSCH, Eloisa Maria; CUNHA; Maria Isabel. A profissionalidade dos professores iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica: um desafio para a gestão. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 1, n. 1, p. 30-42, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ADED/article/view/2308. Acesso em: 7 jan. 2024.
ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Alexandre Anselm. Inclusão no Atendimento Educacional Especializado na educação básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 35, n. 110, p. 86-104, 2020. DOI: 10.21527/2179-1309.2020.110.86-104. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9090. Acesso em: 7 jan. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).