Professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado: Vozes registradas em cartas narrativas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15542Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Professor ingressante, Formação continuada, InclusãoResumo
Este artigo tem por objetivo compreender como professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE) vivenciam esse processo e atuam no enfrentamento aos desafios da profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de produção de dados foram cartas narrativas escritas por quatro professoras ingressantes no AEE e participantes do projeto de formação continuada Intercâmbio entre Salas de Recursos Multifuncionais, realizado pelo Distrito de Educação I da rede de ensino municipal de Fortaleza, Ceará. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demonstram que o ingresso no AEE é atravessado por diversos elementos, desde a escolha do professor pela Educação Especial; as angústias, inseguranças e dilemas vivenciados quando da nova inserção profissional, até as contribuições da formação continuada para a superação dos desafios enfrentados. Nesse sentido, entende-se que são necessários programas de indução profissional por parte das diferentes redes de ensino brasileiras, para que os professores ingressantes no AEE possam ser ouvidos e apoiados em suas dificuldades e anseios, inerentes ao trabalho na nova função.
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30223. Acesso em: 7 jan. 2024.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZsNkyQs8gSbvqGgPGmKQrFz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 set. 2023.
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013.
BORGES, Carline Santos. Processos formativos, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Educação Especial: estudo comparado Brasil e Portugal. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica 11. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnica-n112010&Itemid=30192. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 21 abr. 2023.
CAMPOS, T. Bueno; GASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro; MORAIS, Sarah Juvencino de Oliveira. Imagens e identidades da docência: ser, tornar-se e fazer-se professor, professora. Ensino em Revista, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 93-117, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n1a2020-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52748. Acesso em: 17 jan. 2024.
CORTAZZI, M. Narrative analysis. London: Falmer Press, 1993.
CRUZ, Giseli Barreto; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149/1102. Acesso em: 25 jul. 2023.
FERNANDEZ, Alzira Buse; RONCA, Antonio Carlos Caruso. Profissionalidade docente no ensino superior: um estudo sobre o professor sem formação pedagógica formal. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 37, n. 23, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3977. Acesso em: 8 jan. 2024.
FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto. Porto Editora. 2009.
FRANCISCHINI, Rosa de Fátima. Identidade docente e educação especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/423/1/dissertacao_francisquini_2016.pdf. Acesso em: 6 jul. 2023.
GARCIA, Carlos Marcelo. Investigaciones y experiencias: el primero año de enseñanza. Análise do proceso de socialización de profesores principiantes. Revista de Educación, Sevilha, ES, n. 300, p. 225-277, 1993.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Císifo – Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 1-17, 2009.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, LDA, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Emília Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, v. 29, 2, p. 85-98, 2004.
MERCADO, E. L. de. Identidades do professor de Educação Especial no contexto de Maceió – Alagoas. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
MIRA, Marília Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 85-98, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/124. Acesso em: 7 jan. 2024.
MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 111-140.
MORAES, Roque; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências).
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdfo=pt http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 19 out. 2023.
POSSA, Joce Daiane Borilli; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Desafios docentes para a atuação no Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 33, p. e37/1-23, 2020. DOI: 10.5902/1984686X36231. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36231. Acesso em: 2 jan. 2024.
RADETSKI, Sandra Sofia; MANTELLI, Juliana Aparecida; GRÄFF, Patrícia. A formação de professores para o atendimento educacional especializado no município de Chapecó. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 38, n. 120, p. e11688, 2023. DOI: 10.21527/2179-1309.2023.120.11688. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11688. Acesso em: 7 jan. 2024.
ROSSETTO, Elisabeth. Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103-116, 2014. DOI: 10.5902/1984686X13367. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13367. Acesso em: 4 jan. 2024.
SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém (org.). Educação especial inclusiva e formação de professores: contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020. p. 13-26.
SILVA, Márcia Rodrigues da. A formação dos professores de Atendimento Educacional Especializado de Goiás. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Catalão, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG-2_49c417a0e269400cbc5d1bd495307623. Acesso em: 12 jul. 2023.
SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, [S. l.], v. 33, n. 2, 2015. DOI: 10.24933/horizontes.v33i2.149. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 7 jan. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis. Vozes, 2014.
VAILLANT, Denise. Políticas de inducción a la docencia en América Latina: la deuda pendiente. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación de Profesorado, Madrid, v. 13, n. 1, p. 28-41, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
WIEBUSCH, Eloisa Maria; CUNHA; Maria Isabel. A profissionalidade dos professores iniciantes na Educação Profissional e Tecnológica: um desafio para a gestão. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 1, n. 1, p. 30-42, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ADED/article/view/2308. Acesso em: 7 jan. 2024.
ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Alexandre Anselm. Inclusão no Atendimento Educacional Especializado na educação básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 35, n. 110, p. 86-104, 2020. DOI: 10.21527/2179-1309.2020.110.86-104. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9090. Acesso em: 7 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).