A educação inclusiva e a formação de professores: Um estudo exploratório e transnacional entre o Brasil e a França
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15827Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação de professores, Estudos transnacionaisResumo
Este artigo objetiva discutir a educação inclusiva e a formação de professores nos contextos brasileiro, no município de Vitória, no Estado do Espírito Santo, e na França, na cidade de Bordeaux, na região da Nouvelle Aquitaine. A análise apoia-se numa abordagem qualitativa a partir de grupos focais, questionários e entrevistas, realizados em cada contexto e baseados numa leitura transnacional, o que permite desvelar e compreender como cada um desses países, signatários de políticas de inclusão escolar, investem na formação dos educadores em uma perspectiva de educação inclusiva. Os resultados desta pesquisa mostram que, nos dois países, embora existam políticas voltadas para diferentes grupos sociais, a compreensão sobre a educação inclusiva permanece ligada à existência da Educação Especial, o que pode constituir um freio para o desenvolvimento da inclusão escolar e para a formação de professores dentro de uma perspectiva ampliada do processo de ensino e aprendizagem.
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