Pressupostos para a formação do educador ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.52-71Resumo
Na sociedade atual, as relações materiais, não obstante evidenciem contradições inerentes a este padrão societário − caso da crise socioambiental −, desenvolvem-se sob formas de dominação. A escola, elemento formador do cidadão, ser emancipado, célula fundamental à/da sociedade, é lócus de enfrentamento desse contexto. A formação de educadores, tema largamente discutido nas Academias, desponta enquanto direito do trabalhador da educação para superar as relações historicamente desiguais. Ao tocar na discussão sobre o educador reflexivo, recai-se sobre outro debate que, neste artigo, evidencia-se pelo viés crítico, pensando formação integral e educação ambiental. Intenciona-se, pois, discutir as dimensões crítica e ambiental da formação de educadores para instigar um debate urgente ao contexto atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).