Pressupostos para a formação do educador ambiental

Autores

  • Jéssica Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.52-71

Resumo

Na sociedade atual, as relações materiais, não obstante evidenciem contradições inerentes a este padrão societário − caso da crise socioambiental −, desenvolvem-se sob formas de dominação. A escola, elemento formador do cidadão, ser emancipado, célula fundamental à/da sociedade, é lócus de enfrentamento desse contexto. A formação de educadores, tema largamente discutido nas Academias, desponta enquanto direito do trabalhador da educação para superar as relações historicamente desiguais. Ao tocar na discussão sobre o educador reflexivo, recai-se sobre outro debate que, neste artigo, evidencia-se pelo viés crítico, pensando formação integral e educação ambiental. Intenciona-se, pois, discutir as dimensões crítica e ambiental da formação de educadores para instigar um debate urgente ao contexto atual.

Biografia do Autor

Jéssica Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

É graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000); especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012); e mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, cursa o doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa CAPES. Integra o Grupo Representação, Imaginário e Educação, da UFF, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ, e o Grupo Saúde Social: Diversidade, Inclusão e Resiliência, da UERJ.

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Educação Brasileira, pela UFRJ, com Pós-Doutorado em Psicologia Social, pela PUC/SP. Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Professora Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da UERJ, lotada, com 40 horas, na Faculdade de Ciências Médicas/FCM, no Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde/DTIES. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, na Linha de Pesquisa sobre Informação e Educação em Saúde. Participou da elaboração do Projeto de Implantação e do Regimento do PGCM, da fundamentação de sua natureza multidisciplinar e da proposta da Linha de Pesquisa que assumiu no ano de implementação do Programa, após a aprovação do seu Projeto, em 2002. Em 2012, assumiu, na FCM, a Chefia do DTIES. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência, UERJ/CNPq. É Professora Titular de Didática da UFF, lotada, com 20 horas, na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação, Conhecimento/SSE. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF no Campo de Pesquisa de Estudos do Cotidiano das Camadas Populares.

Downloads

Publicado

2015-03-19

Como Citar

Rodrigues, J. N., & Rangel, M. (2015). Pressupostos para a formação do educador ambiental. Revista Contexto & Educação, 29(92), 52–71. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.52-71