A dialogicidade freireana à luz da internacionalização educativa e libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15898

Palavras-chave:

Educação, Dialogicidade Freireana, Internacionalização

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar através dos postulados da pedagogia freireana os princípios da ação dialógica como fator de resistência libertadora à luz da internacionalização com foco na (trans)formação da consciência humana nos espaços de ensino e aprendizagem contemporâneos. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e revisão da literatura existente, tomando como fontes as publicações pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico-metodológico foi ancorada em Ana Freire (2021); Moacir Gadotti (2002) e Ira Shor (2021), estudiosos que conviveram com o sujeito da pesquisa e, trouxeram à luz a discussão e contextualização da dialogicidade freireana atentando para a formação, transformação e reconhecimento dos cidadãos enquanto seres autônomos, resistentes e libertários. Os resultados apontaram que o diálogo, visto como uma condição intrínseca à espécie humana, contribui significativamente para a prática de resistências e conscientização de ações solidárias com vistas à vivência da fraternidade, empatia e respeito ao outro.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

de Andrade, O. da S., & do Nascimento, E. F. V.-B. C. (2024). A dialogicidade freireana à luz da internacionalização educativa e libertadora. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15898. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15898

Edição

Seção

Políticas Linguísticas e de Internacionalização à luz do legado de Paulo Freire