A dialogicidade freireana à luz da internacionalização educativa e libertadora
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15898Palabras clave:
Educação, Dialogicidade Freireana, InternacionalizaçãoResumen
Este estudo tem o objetivo de analisar através dos postulados da pedagogia freireana os princípios da ação dialógica como fator de resistência libertadora à luz da internacionalização com foco na (trans)formação da consciência humana nos espaços de ensino e aprendizagem contemporâneos. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e revisão da literatura existente, tomando como fontes as publicações pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico-metodológico foi ancorada em Ana Freire (2021); Moacir Gadotti (2002) e Ira Shor (2021), estudiosos que conviveram com o sujeito da pesquisa e, trouxeram à luz a discussão e contextualização da dialogicidade freireana atentando para a formação, transformação e reconhecimento dos cidadãos enquanto seres autônomos, resistentes e libertários. Os resultados apontaram que o diálogo, visto como uma condição intrínseca à espécie humana, contribui significativamente para a prática de resistências e conscientização de ações solidárias com vistas à vivência da fraternidade, empatia e respeito ao outro.
Citas
BONETI, Lindomar Wessler; LANGNER, Ana Lúcia; ASINELLI-LUZ, Ana. O Ensinar fazer ou o Ensinar Pensar para a Construção da Autonomia: Um Diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin. Revista Contexto & Educação, Ijuí/RS, v. 37, n. 118, p. 1 - 16, 2022.
BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia latino-americana: Freire e Dussel. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Boniteza: a palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GADOTTI, Moacir. Aprender, ensinar: Um olhar sobre Paulo Freire. AbcEducatio. v.3, n. 14, p. 16-22, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HABERMAS, Jürgen. A reply. In: HONNETH, Axel; JOAS, Hans (Eds.). Comunicative action: essays on Jürgen Habermas s the theory of communicative action. Trans. J. Gaines and D.L. Jones. Cambridge, Mass.: MIT PRESS, 1991. [Reprinted in On the pragmatics of communicative] (ed. by Maeve Cooke), Cambridge, Mass.: MIT PRESS, 1998.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales Journal of Studies in International Education. Sage Publications, v.8, n.1, spring 2004, p. 5-32.
LÜDKE, Menga (Coord.) O que conta como pesquisa. São Paulo: Cortez, 2009.
LUFT, Hedi Maria; MOTA, Daniela da Silva; SILVA, Camila Souza da. Paulo Freire e o Diálogo: Interfaces entre a saúde pública e a educação escolar. Revista Contexto & Educação, Ijuí/RS, v. 37, n. 117, p. 9 - 23, 2022.
MANFREDI, Silvia Maria. Cruzando fronteiras: as obras e o legado de Freire na Itália. Dossiê 100 anos de Paulo Freire: entre o internacional e o regional, o urbano e o rural. Comunicação & Educação, v. 26, n. 2, p. 195-209, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Trad. Jacob Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PAGNI, Pedro; SILVA, José. (orgs.). Introdução à Filosofia da Educação: temas contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007.
SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
ZITKOSKI, Jaime José. A pedagogia freireana e suas bases filosóficas. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; GHIGGI, Gomercindo; PITANO, Sandro de Castro (org.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Pelotas: Seiva Publicações, 2007. p. 229-248.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).