Análise crítica das diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16399

Palavras-chave:

Educação, Plano nacional de educação, Política educacional

Resumo

Através da pesquisa bibliográfica e da análise de dados, esse artigo pretende analisar criticamente as diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024, entendendo diretriz como formulações que indicam as linhas de ação a serem seguidas que sempre expressas de forma objetiva, em enunciado sintético, e visam delimitar a estratégia geral e as prioridades do Plano maior. Não se pretende aqui analisar as metas e estratégias do plano nacional de educação que receberão trabalho próprio, embora vá se fazer ligações com estes quando for indispensável para a compreensão da análise. Com esse trabalho pretende-se ver onde o Estado cresceu e onde falhou na sua proposição com o plano e fornecer sugestões e novas medidas bem como apontar criticamente e politicamente as causas e consequências das eventuais falhas.  

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

da Costa, O. B. R. (2025). Análise crítica das diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e16399. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16399

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho