Análise crítica das diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16399

Palabras clave:

Educação, Plano nacional de educação, Política educacional

Resumen

Mediante pesquisa bibliográfica e análise de dados, este artigo pretende analisar criticamente as diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024, entendendo diretrizes como formulações que indicam as linhas de ação a serem seguidas que sempre estão expressas de forma objetiva em enunciado sintético, e visam delimitar a estratégia geral e as prioridades do Plano maior. Não se pretende aqui analisar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação que receberão trabalho próprio, embora far-se-ão ligações com estes quando for indispensável para a compreensão da análise. Com este trabalho pretende-se observar onde o Estado cresceu e onde falhou na sua proposição com o Plano, fornecer sugestões e novas medidas, bem como apontar crítica e politicamente as causas e consequências das eventuais falhas.

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Publicado

2025-01-02

Cómo citar

da Costa, O. B. R. (2025). Análise crítica das diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16399. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16399

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho