A leitura na sala de AEE do município de Cerro Largo: Desenvolvendo a consciência fonológica de alunos diagnosticados com dislexia, a partir de jogos inclusivos

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DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17017

Resumo

O presente estudo busca auxiliar crianças e jovens diagnosticados com dislexia, com ênfase no desenvolvimento da consciência fonológica e na melhoria do processo de leitura. A pesquisa está analisando a aplicação do software educacional EstimuGAME, desenvolvido para promover estímulos fonológicos por meio de jogos interativos e de forma lúdica. O estudo teve início em 2024 com alunos da rede municipal de ensino de Cerro Largo que participam do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seguirá em desenvolvimento ao longo de 2025. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Almeida (2009), Castrillon (2013), Condemarin (1986), Dehaene (2012), Magri Filho (2011), Martins (2003), Moojen (2014), Petrossi (2004), Sampaio (2011) e Snowling (2013). A metodologia envolve a aplicação de testes a partir de leituras orais antes e depois da utilização do software, permitindo avaliar sua eficácia na aprendizagem. Os dados preliminares coletados em 2024 indicam avanços na leitura da maioria dos participantes, sugerindo que o uso de ferramentas lúdicas pode ser um recurso valioso para a inclusão e o desenvolvimento de alunos com dislexia.

Referências

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Link, C. T., Batista, J. de F., Gonçalves, A. C. T., & Ziesmann, C. I. (2025). A leitura na sala de AEE do município de Cerro Largo: Desenvolvendo a consciência fonológica de alunos diagnosticados com dislexia, a partir de jogos inclusivos. Revista Contexto & Educação, 40(122), e17017. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17017

Edição

Seção

Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior