JUVENTUDE, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM CONTEXTOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.109-131Resumo
O texto analisa a recepção das propostas do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), por jovens de contextos rurais de Glória do Goitá, Pernambuco. Especificamente, volta-se à compreensão de como esses jovens se apropriam da proposta de produção audiovisual e até que ponto a atuação profissional desses jovens está ancorada a ações que contribuem à construção do desenvolvimento local onde atuam. Trata-se de um estudo de recepção na perspectiva dos estudos culturais latino-americanos envolvendo a juventude de contextos populares rurais. A abordagem metodológica combina técnicas de coleta de dados, particularmente, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise foi procedida a partir das categorias: consumo cultural dos jovens, apropriações das tecnologias de comunicação, atuação profissional e ações voltadas à construção do desenvolvimento local. O estudo evidenciou que os jovens se apropriam das tecnologias de comunicação audiovisual, e mediatizados pela cultura local apresentam um “deslumbramento tecnológico” que media essas apropriações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.