JUVENTUDE, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM CONTEXTOS RURAIS

Autores

  • Everaldo Costa Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.109-131

Resumo

O texto analisa a recepção das propostas do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), por jovens de contextos rurais de Glória do Goitá, Pernambuco. Especificamente, volta-se à compreensão de como esses jovens se apropriam da proposta de produção audiovisual e até que ponto a atuação profissional desses jovens está ancorada a ações que contribuem à construção do desenvolvimento local onde atuam. Trata-se de um estudo de recepção na perspectiva dos estudos culturais latino-americanos envolvendo a juventude de contextos populares rurais.  A abordagem metodológica combina técnicas de coleta de dados, particularmente, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise foi procedida a partir das categorias: consumo cultural dos jovens, apropriações das tecnologias de comunicação, atuação profissional e ações voltadas à construção do desenvolvimento local. O estudo evidenciou que os jovens se apropriam das tecnologias de comunicação audiovisual, e mediatizados pela cultura local apresentam um “deslumbramento tecnológico” que media essas apropriações.

Biografia do Autor

Everaldo Costa Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Jornalista, Especialista em Jornalismo e Crítica Cultural (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE) Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, na area de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação (UFRPE).

Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação (USP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Educação a Distância (UFRPE).

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Santana, E. C., & Tauk Santos, M. S. (2015). JUVENTUDE, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM CONTEXTOS RURAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(92), 109–131. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.109-131