JUVENTUDE, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM CONTEXTOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.109-131Abstract
O texto analisa a recepção das propostas do Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral), por jovens de contextos rurais de Glória do Goitá, Pernambuco. Especificamente, volta-se à compreensão de como esses jovens se apropriam da proposta de produção audiovisual e até que ponto a atuação profissional desses jovens está ancorada a ações que contribuem à construção do desenvolvimento local onde atuam. Trata-se de um estudo de recepção na perspectiva dos estudos culturais latino-americanos envolvendo a juventude de contextos populares rurais. A abordagem metodológica combina técnicas de coleta de dados, particularmente, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise foi procedida a partir das categorias: consumo cultural dos jovens, apropriações das tecnologias de comunicação, atuação profissional e ações voltadas à construção do desenvolvimento local. O estudo evidenciou que os jovens se apropriam das tecnologias de comunicação audiovisual, e mediatizados pela cultura local apresentam um “deslumbramento tecnológico” que media essas apropriações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).