A PRODUÇÃO DE SABERES POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO

Autores

  • Viviane Roncaglio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Isabel Koltermann Battisti Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências / UNIJUÍ. Professora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia - UNIJUÍ e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Matemática – GEEM.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.165-189

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar e discutir acerca do Estágio supervisionado de ensino enquanto instância privilegiada de produção de saberes para a formação profissional do futuro professor. Se constitui a partir de uma pesquisa documental, com abordagens qualitativas, realizada por meio de uma análise textual atenta em relatórios finais de estágio do Ensino Fundamental de licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), realizado durante o componente curricular de Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado I: Matemática no Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2011. Como fundamentação teórica para as análises aqui empreendidas, consideramos as discussões apresentadas por Freire (1996), Tardif (2002), Fiorentini (2003), Imbernón (2000), Nóvoa (1995), entre outros que tratam da prática docente e dos saberes docentes necessários para a formação profissional. As análises nos permitem pontuar que o estágio supervisionado de ensino, para este grupo de licenciandos, possibilita a produção/mobilização de saberes docentes necessários a prática educativa a partir de reflexões desenvolvidas nas e após o transcorrer das ações em sala de aula.

Biografia do Autor

Viviane Roncaglio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Atuou como Estagiária no Laboratório de Ensino de Matemática da Unijuí, no período de 2009 - 2011. Fez parte, como Bolsista, do Projeto de Extensão Intitulado: SOFTWARES LIVRES POTENCIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA - 2011. Fez parte como Bolsista do Projeto de Extensão Intitulado: VIVÊNCIAS DE ENSINO APROXIMANDO ESCOLA E CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA DA UNIJUÍ. É Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Roncaglio, V., & Battisti, I. K. (2015). A PRODUÇÃO DE SABERES POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(92), 165–189. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.165-189