A PRODUÇÃO DE SABERES POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.165-189Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar e discutir acerca do Estágio supervisionado de ensino enquanto instância privilegiada de produção de saberes para a formação profissional do futuro professor. Se constitui a partir de uma pesquisa documental, com abordagens qualitativas, realizada por meio de uma análise textual atenta em relatórios finais de estágio do Ensino Fundamental de licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), realizado durante o componente curricular de Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado I: Matemática no Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2011. Como fundamentação teórica para as análises aqui empreendidas, consideramos as discussões apresentadas por Freire (1996), Tardif (2002), Fiorentini (2003), Imbernón (2000), Nóvoa (1995), entre outros que tratam da prática docente e dos saberes docentes necessários para a formação profissional. As análises nos permitem pontuar que o estágio supervisionado de ensino, para este grupo de licenciandos, possibilita a produção/mobilização de saberes docentes necessários a prática educativa a partir de reflexões desenvolvidas nas e após o transcorrer das ações em sala de aula.
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