A HETEROGENEIDADE DAS ELITES BRASILEIRAS E AS ESTRATÉGIAS DISTINTAS NA OBTENÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

Autores

  • Daiani Damm Tonetto Riedner UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Jacira Helena do Valle Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.26-53

Resumo

Este estudo bibliográfico busca compreender quais são os diferentes grupos da elite identificáveis nos estudos sobre a escolarização das elites e quais as estratégias acionadas pelas famílias para garantir o sucesso escolar dos filhos nos diferentes grupos da elite. Perscruta possíveis respostas a essas questões ao incursionar nas leituras do referencial teórico no qual está circunscrito o objeto em foco. Sem a pretensão de findar a discussão, consideramos que esse exercício teórico contribuiu para elucidar conceitos e fazer as relações necessárias para compreender que há diferentes grupos de elite, que possuem peculiaridades específicas, mas que se caracterizam pela consciência de si e pelo reconhecimento dos outros, por se tratar de um grupo distinto, não só pela posse de capital econômico, mas também pela posse de capital cultural, social e escolar e que as estratégias escolares são resultantes de habitus determinados, construídos de acordo com as condições específicas de cada grupo familiar e com base nos capitais possuídos pelo grupo.

Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Formada em Pedagogia - Licenciatura (Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Linha de Pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação - GEPASE. Tutora do curso de Pedagogia da EAD-UFMS.

Jacira Helena do Valle Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e memorialistas, fronteira e diversidade cultural, famílias e escolas.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

Damm Tonetto Riedner, D., & do Valle Pereira, J. H. (2012). A HETEROGENEIDADE DAS ELITES BRASILEIRAS E AS ESTRATÉGIAS DISTINTAS NA OBTENÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação, 27(87), 26–53. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.26-53