A HETEROGENEIDADE DAS ELITES BRASILEIRAS E AS ESTRATÉGIAS DISTINTAS NA OBTENÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.26-53Abstract
Este estudo bibliográfico busca compreender quais são os diferentes grupos da elite identificáveis nos estudos sobre a escolarização das elites e quais as estratégias acionadas pelas famílias para garantir o sucesso escolar dos filhos nos diferentes grupos da elite. Perscruta possíveis respostas a essas questões ao incursionar nas leituras do referencial teórico no qual está circunscrito o objeto em foco. Sem a pretensão de findar a discussão, consideramos que esse exercício teórico contribuiu para elucidar conceitos e fazer as relações necessárias para compreender que há diferentes grupos de elite, que possuem peculiaridades específicas, mas que se caracterizam pela consciência de si e pelo reconhecimento dos outros, por se tratar de um grupo distinto, não só pela posse de capital econômico, mas também pela posse de capital cultural, social e escolar e que as estratégias escolares são resultantes de habitus determinados, construídos de acordo com as condições específicas de cada grupo familiar e com base nos capitais possuídos pelo grupo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).