CONCEPÇÕES REFERENTES À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.132-164Resumo
Este artigo relata a investigação das concepções sobre a Ciência e sobre cientistas. O grupo pesquisado foi composto de uma amostra de 73 alunos de anos iniciais e 120 alunos em formação docente, sendo 31 alunos oriundos do curso de Pedagogia e 89 alunos oriundos do curso Normal, do município de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A investigação buscou analisar desenhos que representassem a Ciência e o cientista. Verificou-se que para a maioria dos participantes, a realidade da Ciência e a concepção de cientista consistem num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação social. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).