COTAS RACIAIS COMO FORMA DE RESISTÊNCIA: UM ENFOQUE FREIRIANO

Autores

  • Neiva Afonso Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Kátia Aparecida Poluca Proença Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Beloni da Cruz Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.91-108

Resumo

O texto aborda o tema relativo às Cotas Raciais a partir da perspectiva de análise da legislação brasileira que abre possibilidades para um desmascaramento da falsa igualdade racial, da legalização de ações afirmativas, entre elas, a promulgação da lei 10639/03, que estabelece o ensino da História e cultura afrobrasileira em sala de aula. O ponto de vista teórico de onde pretendemos realizar nossa exposição é o conceito freiriano de resistência que aposta na escola como meio de transformação social. Buscamos contextualizar as formas existentes de resistência, tendo em vista a admissão ou ponto de partida da perspectiva althusseriana acerca do que denominamos como um dos Aparelho Ideológico do Estado – a escola – que a partir da ótica freiriana possui a possibilidade de mudança. Compreendendo que o fato da inserção de cotas raciais no sistema de ingresso das Universidades é um grande passo na História do Brasil, ressaltamos o quanto é importante consolidar práticas de resistência do professor para que possa ocorrer uma real modificação no cenário educacional brasileiro. Conclui que, apesar de a teoria freiriana não conter elementos teóricos mais diretos para uma educação antirracista, pode contribuir na reflexão por meio do conceito de resistência.

Biografia do Autor

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Professora associada do deptº de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Kátia Aparecida Poluca Proença, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação pelo PPGE em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Beloni da Cruz, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Oliveira, N. A., Proença, K. A. P., & da Cruz, J. B. (2015). COTAS RACIAIS COMO FORMA DE RESISTÊNCIA: UM ENFOQUE FREIRIANO. Revista Contexto & Educação, 29(92), 91–108. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.91-108