FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DA INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Heinrich Solidade Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.153-178

Resumo

Esta produção versa sobre a relação entre a inclusão digital dos futuros cidadãos de nossa sociedade e a formação do professor. Desta forma, destacaremos dois projetos voltados para a inclusão digital do professor: Conexão Professor, implementado no Estado do Rio de Janeiro, que visa analisar se a utilização do laptop estaria modificando ou não a forma como o professorado realiza seu trabalho pedagógico, e o Portal do Professor: contribuições na formação docente no ensino de Matemática Financeira para o Ensino Médio, pesquisa realizada no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, que emergiu a partir do contato com o site Portal do Professor, administrado pelo Ministério da Educação, e das inquietações vivenciadas nas escolas de Ensino Médio.  Dentre as conclusões, a verificação de que o recebimento do laptop proporcionou uma diminuição dos medos relacionados às novas tecnologias, e que a utilização destas tecnologias pode de fato ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento. Verificou-se também que a formação docente do professor de Matemática abrange diversos itens, em especial, as possibilidades pedagógicas, os recursos didáticos, e os conteúdos matemáticos, que possibilitam ao docente aprimorar seus conhecimentos, tornar-se um profissional reflexivo e desenvolver-se como integrante da sociedade inclinada aos desafios da educação.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Organizador do livro Educação Matemática: contextos e práticas docentes publicado pela editora Alínea/Campinas Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e colegiado do curso de Matemática. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (2014/2015). Orienta alunos de Iniciação Científica vinculados à FAPEMIG (2014/2015).

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática e Ciências Contábeis. Professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Educação Básica da Unigranrio. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática direcionada para a Educação de Jovens e Adultos.

Heinrich Solidade Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no campus FACIP. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática PONTAL. Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Aplicação do Geogebra ao Ensino da Matemática (GEAGEM). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática (NUPEm), sob a liderança do professor Dr. Vlademir Marim e da Professora Dra. Cristiane Coppe de Oliveira. Participante do grupo de pesquisa Inteligência em Finanças e Mercados. Ex bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2015-09-05

Como Citar

Marim, V., Freitas, A. V., & Santos, H. S. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DA INCLUSÃO DIGITAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 153–178. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.153-178