FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DA INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.153-178Abstract
Esta produção versa sobre a relação entre a inclusão digital dos futuros cidadãos de nossa sociedade e a formação do professor. Desta forma, destacaremos dois projetos voltados para a inclusão digital do professor: Conexão Professor, implementado no Estado do Rio de Janeiro, que visa analisar se a utilização do laptop estaria modificando ou não a forma como o professorado realiza seu trabalho pedagógico, e o Portal do Professor: contribuições na formação docente no ensino de Matemática Financeira para o Ensino Médio, pesquisa realizada no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, que emergiu a partir do contato com o site Portal do Professor, administrado pelo Ministério da Educação, e das inquietações vivenciadas nas escolas de Ensino Médio. Dentre as conclusões, a verificação de que o recebimento do laptop proporcionou uma diminuição dos medos relacionados às novas tecnologias, e que a utilização destas tecnologias pode de fato ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento. Verificou-se também que a formação docente do professor de Matemática abrange diversos itens, em especial, as possibilidades pedagógicas, os recursos didáticos, e os conteúdos matemáticos, que possibilitam ao docente aprimorar seus conhecimentos, tornar-se um profissional reflexivo e desenvolver-se como integrante da sociedade inclinada aos desafios da educação.
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