JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170Resumo
Esse artigo é um recorte das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Políticas Curriculares do Ensino de História: os jogos de tempo e jogos de linguagem”, cujo objetivo é a análise dos sentidos conceituais de sujeito e tempo nas políticas curriculares de História da rede municipal de Joinville, cidade do norte de Santa Catarina. Nesse texto específico tomamos como empiria o currículo em vigência, elaborado com a participação dos docentes em 2011, e analisamos apenas os sentidos de sujeito do conhecimento, a partir de sugestões acerca das cadeias de equivalências trabalhadas por Ernesto Laclau (2011). Apresentamos uma breve cartografia da modernidade no que importa na concepção e emergência do sentido de sujeito moderno e, na sequência, destacamos algumas problematizações sobre a modernidade, constituídas tanto no campo da História, quanto àquelas evidenciadas a partir de demandas contemporâneas, não cogitadas no pensamento moderno clássico e que, em grande medida, apontam também para reflexões fundamentais da Educação atual. A partir desses argumentos socializamos as análises ainda em andamento acerca dos sentidos se sujeitos do conhecimento que são mobilizados nessa proposta curricular.
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