JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Raquel ALS Venera Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE
  • Felipe Rodrigues da Silva Rede Municipal de Educação de Joinville.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170

Resumen

Esse artigo é um recorte das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Políticas Curriculares do Ensino de História: os jogos de tempo e jogos de linguagem”, cujo objetivo é a análise dos sentidos conceituais de sujeito e tempo nas políticas curriculares de História da rede municipal de Joinville, cidade do norte de Santa Catarina. Nesse texto específico tomamos como empiria o currículo em vigência, elaborado com a participação dos docentes em 2011, e analisamos apenas os sentidos de sujeito do conhecimento, a partir de sugestões acerca das cadeias de equivalências trabalhadas por Ernesto Laclau (2011). Apresentamos uma breve cartografia da modernidade no que importa na concepção e emergência do sentido de sujeito moderno e, na sequência, destacamos algumas problematizações sobre a modernidade, constituídas tanto no campo da História, quanto àquelas evidenciadas a partir de demandas contemporâneas, não cogitadas no pensamento moderno clássico e que, em grande medida, apontam também para reflexões fundamentais da Educação atual. A partir desses argumentos socializamos as análises ainda em andamento acerca dos sentidos se sujeitos do conhecimento que são mobilizados nessa proposta curricular.

Biografía del autor/a

Raquel ALS Venera, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, ambos da Univille.

Felipe Rodrigues da Silva, Rede Municipal de Educação de Joinville.

Professor de História da Rede Municipal de Educação de Joinville.

Mestrando em Educação pela Univille.

Publicado

2015-10-30

Cómo citar

Venera, R. A., & Silva, F. R. da. (2015). JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(95), 147–170. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170