JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170Abstract
Esse artigo é um recorte das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Políticas Curriculares do Ensino de História: os jogos de tempo e jogos de linguagem”, cujo objetivo é a análise dos sentidos conceituais de sujeito e tempo nas políticas curriculares de História da rede municipal de Joinville, cidade do norte de Santa Catarina. Nesse texto específico tomamos como empiria o currículo em vigência, elaborado com a participação dos docentes em 2011, e analisamos apenas os sentidos de sujeito do conhecimento, a partir de sugestões acerca das cadeias de equivalências trabalhadas por Ernesto Laclau (2011). Apresentamos uma breve cartografia da modernidade no que importa na concepção e emergência do sentido de sujeito moderno e, na sequência, destacamos algumas problematizações sobre a modernidade, constituídas tanto no campo da História, quanto àquelas evidenciadas a partir de demandas contemporâneas, não cogitadas no pensamento moderno clássico e que, em grande medida, apontam também para reflexões fundamentais da Educação atual. A partir desses argumentos socializamos as análises ainda em andamento acerca dos sentidos se sujeitos do conhecimento que são mobilizados nessa proposta curricular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).