Prácticas Universitarias, responsabilidad, reflexividad y solidaridad en contextos fragmentados e inestables1Prácticas Universitarias, responsabilidad, reflexividad y solidaridad en contextos fragmentados e inestables
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.85.15-30Resumo
El artículo discute las posturas y propuestas pedagógicas, vigentes sobre las “prácticasuniversitarias” para repensarlas más allá de los escenarios administrativos, técnoburocráticos o económicos. Se afirma que la universidad no puede limitarse a reproducir lo existente, porque no es un instrumento al servicio de una política económica neoliberal; por el contrario es una experiencia de convivencia y conocimiento al servicio de la comunidad, que la legitima. Por ello, parte de reconocer las “prácticas profesionales” como ese “saber/quehacer” pedagógico y político que puede redimensionar sus alcances, si asume un horizonte formativo de ciudadanos/profesionales reflexivo/críticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).