REDES DE CONVERSAÇÃO: VIRTUALIZAÇÕES E ATUALIZAÇÕES NA TECITURA DO CURRÍCULO DE UM CURSO ONLINE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

Autores

  • Ivane Almeida Duvoisin Programa de PósGraduação Educação em Ciências/Universidade Federal do Rio Grande(PPGEC/FURG)
  • Débora Pereira Laurino FURG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.4-36

Resumo

O artigo trata da investigação sobre o fluxo do linguajear e do emocionar do habitar humano emergente da rede de conversação (RP) que foi se constituindo no conversar sobre um Curso OnLine de Licenciatura de Ciências para elaborar o Projeto Pedagógico e o Currículo do Curso. Para compreender o fenômeno, foi preciso entender o processo de virtualização, ou seja, a emergência das recordações, evocações, imaginações e simulações que o linguajear e o emocionar na RP possibilitavam aos professores, enquanto atualizavam o currículo que estava em constante movimento. Utilizamos como marco teórico os conceitos redes de conversação, linguajear e emocionar cunhados por Humberto Maturana e os conceitos de virtualização e atualização de Pierre Lèvy. Para compreender este processo, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) associada à planilha Excel e posteriormente migramos para o software NVivo7. Da ATD emergiram duas categorias: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: uma questão cultural e, Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na Educação OnLine, quem forma quem? O Currículo passou a ser compreendido como o novo que foi emergindo do turbilhão da trama nas redes, ou seja, das atualizações.

Biografia do Autor

Ivane Almeida Duvoisin, Programa de PósGraduação Educação em Ciências/Universidade Federal do Rio Grande(PPGEC/FURG)

Professora aposentada do departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em matemática. Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da vida e da saúde. Participante dos grupos de pesquisa: Educação a distância e Tecnologiase; Ceamecim-Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática da FURG.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Duvoisin, I. A., & Laurino, D. P. (2014). REDES DE CONVERSAÇÃO: VIRTUALIZAÇÕES E ATUALIZAÇÕES NA TECITURA DO CURRÍCULO DE UM CURSO ONLINE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(91), 4–36. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.4-36