Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática: Avaliação de tendências de mudanças em cursos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.153-177Resumo
O objetivo do estudo foi conhecer as tendências de mudanças em cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Goiás, tendo como base os aspectos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de estudo descritivo, realizado entre 2013 e 2014, no qual se utilizou a metodologia proposta pela Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde, da Associação Brasileira de Educação Médica. A coleta de dados foi realizada em reunião com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, que aceitaram participar da investigação respondendo ao instrumento de autoavaliação com os seguintes eixos: Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática. Os resultados mostraram que dois cursos apresentam tipologia inovadora com tendência tradicional e outros dois cursos, tipologia inovadora com tendência avançada. Apesar de se observar o movimento de mudança do processo formativo, no eixo abordagem pedagógica, mostram dificuldades em implementar as inovações previstas no projeto pedagógico como as metodologias inovadoras e o desenvolvimento de apoio e tutoria nas atividades realizadas. Nos cenários de prática, todos os cursos mostraram-se avançados, pois utilizam unidades do sistema de saúde direcionadas a atenção primária, secundária e terciária, com supervisão de docentes e preceptores. Observou-se ainda que todos os cursos estão em processo de mudança dos projetos pedagógicos, das abordagens pedagógicas e dos cenários de prática, conforme determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).