Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática: Avaliação de tendências de mudanças em cursos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.153-177Abstract
O objetivo do estudo foi conhecer as tendências de mudanças em cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Goiás, tendo como base os aspectos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de estudo descritivo, realizado entre 2013 e 2014, no qual se utilizou a metodologia proposta pela Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde, da Associação Brasileira de Educação Médica. A coleta de dados foi realizada em reunião com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, que aceitaram participar da investigação respondendo ao instrumento de autoavaliação com os seguintes eixos: Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática. Os resultados mostraram que dois cursos apresentam tipologia inovadora com tendência tradicional e outros dois cursos, tipologia inovadora com tendência avançada. Apesar de se observar o movimento de mudança do processo formativo, no eixo abordagem pedagógica, mostram dificuldades em implementar as inovações previstas no projeto pedagógico como as metodologias inovadoras e o desenvolvimento de apoio e tutoria nas atividades realizadas. Nos cenários de prática, todos os cursos mostraram-se avançados, pois utilizam unidades do sistema de saúde direcionadas a atenção primária, secundária e terciária, com supervisão de docentes e preceptores. Observou-se ainda que todos os cursos estão em processo de mudança dos projetos pedagógicos, das abordagens pedagógicas e dos cenários de prática, conforme determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
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