OS OBJETOS NO ENSINO E O MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211Resumo
O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil, considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.
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RESUMO
O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil, considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.
Palavras-chave: objetos no ensino; movimento de tecnologia educacional; teorias.
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