OS OBJETOS NO ENSINO E O MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211Abstract
O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil, considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.
mal'><�7 a@�p�style='font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman","serif"; mso-ansi-language:EN-US'>
RESUMO
O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil, considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.
Palavras-chave: objetos no ensino; movimento de tecnologia educacional; teorias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.